quarta-feira, 13 de julho de 2011










Descobrindo qualidades


Em oposição à cultura do Bullyng, as turmas do 3º e 5º anos, da EEB Rosa Torres estão percorrendo o caminho das qualidades. Como pequenos escanfrandistas garimpeiam viajando pelo seu mundo interior. E, como pescadores e pérolas preciosas, descobrem suas qualidades pessoais e partilham com os colegas, as maravilhas que tem no coração. Aliás, o Profeta Isaías já escrevia no seu tempo, que, o bom Deus mantém uma relação de amor para com cada ser humano, dizendo: `"És precioso(a) a meus olhos, te amo com amor infinito. Mesmo que a mãe possa esquecer do filho, Eu jamais esqiuecerei..."! "Eu te aprecio"!És meu, és minha...

Para trabalhar as qualidades foi desenvolvido uma dinâmica: a árvore das qualidades, onde cada aluno e aluna escreveu no miolo de uma flor, o próprio nome e, em cada pétala, uma qualidade que possui. Em seguida partilhada(s) com a turma colando-a ná árvore e socializada na escola. Assim, a urma pode construir a amizade, resgatando os valores que cada um tem e, ao mesmo tempo ir valorizando o outro, também naquilo que é essencial e invisível aos olhos, porque desde o momento em que se passa conhecer melhor o outros, cada um(a) se torna responsável pela rosa que descobriu e pode caminhar abraçado(a) como grandes amigos, porque amigo é coisa para ser guarada no peito... O cultivo da amizade é fundamental!



" A plantinha da amizade sendo sempre regada, jamais morrerá".
Trabalhando Bullyng






Os alunos de 3º e 5º Ano, da E.E.B. Rosa Torres de Miranda, estão estudando o assunto “Bullyng”. A Orientadora Educacional da Escola (Delia) vem realizando este trabalho em conjunto com as professoras das turmas. O assunto está incluído no Projeto Pedagógico da Escola para ser trabalhado durante o ano todo, mas algumas turmas decidiram aprofundar o assunto através de pesquisas, dinâmicas e de ações concretas na própria escola. Para aquecer o trabalho, cada turma decidiu criar uma caixa que servisse de urna durante o estudo. O 5º ano denominou a caixa de: bullyng: Denuncie, Nesta caixa, os alunos colocam nela todas as suas dúvidas e as ações de bullyng praticados na escola e fora dela. O 3º ano criou a caixa da amizade. Primeiramente os alunos responderam algumas questões sobre o conceito que tinham sobre Bullyng, como acontece, onde acontece e por que acontece? Foram construídos gráficos de barra e expostos para que os alunos pudessem observar o resultado do próprio trabalho e socializado na escola. Os alunos estão empolgados em discutir o assunto e poder fazer algo contra a prática Bullyng. Acredita-se que assim podemos estár contribuíndo na formação de cidadãos conscientes, de que vale apenas construir uma sociedade mais solidária e humanizada.

"O melhor amigo é aquele que nos faz melhores do que somos"!