quinta-feira, 7 de junho de 2012

A maior Festa da humanidade

Hoje se celebra a maior festa do mundo. Corpus Christi é a festa do Corpo e Sangue de Deus. Sua origem remonta ao Século XIII pela necessidade de reforçar a presença real de Jesus Cristo em nosso meio. Esta festa foi instituida pelo Papa Urbano IV em 1264 - Bélgica e oficialmente decretada em 1269. Corpus Christi é uma festa móvel, que acontece na quinta-feira seguinte ao domingo Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Seu significado é a celebração da presença de Cristo na Eucaristia. Para os católicos, é um dia de orações e da presença indispensável na Celebração da missa. Hoje em muitos países, acontecem procissões que percorrem as principais ruas da cidade, inclusive no Brasil. Que Jesus seja lembrado diariamente por todos, não apenas neste dia! Com Ele podemos tudo. Tal como afirma São Paulo, em Filipenses 4,13: "Tudo posso naquele que me conforta"!

terça-feira, 5 de junho de 2012

ELETROSUL

Hoje dia do meio ambiente, nada melhor do que sair a campo para dialogar com o meio. Por isso os alunos do 5º ano (52), juntamente com a professora Rosani e Delia foram fazer um estudo sobre o trabalho da Eletrosul. Estudo promovido pela própria Eletrosul para alunos das escolas poderem participar do Programa "Casa Aberta". O dia foi maravilhoso. Os professores são bem animados, criativos, alegres, atenciosos e muito humanos. Os alunos interagiram e saíram com uma bagagem maior de conhecimentos de tudo quanto viram e ouviram sobre a produção de energia. Foi um verdadeiro trabalho de conscientização sobre como economizar energia, cuidar do planeta e com se processa a energia que chega à nossa casa e de como utilizá-la melhor em nossas vidas. Parabéns a Eletrusul pelo trabalho que promove junto com as escolas. Parabéns ao professor luiz que gerenciou a dinâmica de aula do dia de hoje!

Delia Terezinha Lagni


Add caption

domingo, 3 de junho de 2012

Comprometimento com a vida

Comprometimento com a vida é o tema gerador deste ano de 2012 da EEB Rosa Torres de Miranda. Um aspecto ligado a esta temática é o cuidado com a própria vida. Por isso a Escola Rosa Torres inicia o trabalho com os pequenos, alunos de seis anos, a estudar, debater e pesquisar sobre a importância sobre o cuidado com a vida. Assim os alunos acompanhados pelos seus educadores vão ao Supermercado para conhecer, observar, pesquisar tudo sobre alimentos saudáveis, com o objetivo de criar hábitos saudáveis de alimentos a ser consumidos diariamente. É uma alegria imensa poder ver a motivação das crianças participando da pesquisa. Participam com autonomia na escolha e compra dos produtos. Debatem os componentes de cada fruta e seus benefícios para a saúde. Partilham com perguntas sobre dúvidas durante a preparação dos laches, saladas de frutas, de forma lúdica. Na sala de aula realizam pesquisas, constuindo a pirâmide alimentar e fazendo exposição ao público, como forma de socialização à comunidade escolar, sobre a importância da boa nutrição. Parabéns aos alunos do 1º ano e a Professora Rosana. Quem sabe, no futuro teremos grandes mestres, ciantistas de saúde, conscientes, capazes de cuidar melhor da vida humana e planetária!!! Quem sabe, teremos um mundo melhor, alimentos sem agrotóxico, ar sem poluição, água sem contaminação, porque o ser humano construiu conscientização!!

(Delia T. Lagni - Or. Educacional)




Conheça um pouco da História de Rosa Torres


A Escola de Educação Básica “Rosa Torres de Miranda” teve início em 1950, denominada de: Escola Reunidas - Professora Rosa Torres de Miranda. Localizada na Rua Reta de Barreiros, Distrito do Estreito, onde hoje é chamada de Rua Max Schrann - Jardim Atlântico – Florianópolis. A Escola estava situada em frente onde hoje é o Supermercado Comper do referido Bairro.



 Devido a precariedade física da escola e o crescimento do número de alunos, a própria comunidade fez sentir a necessidade de um Grupo Escolar, com maior espaço físico. A escola foi transferida para a Rua Ernesto Vieira, próxima a Marinha do Brasil passando a funcionar em um casarão de Madeira, alugada, de propriedade do Senhor Ernesto Vieira. Posteriormente, com a construção de um novo prédio, no mesmo Bairro, como Escola de Educação Básica “Rosa Torres de Miranda” no ano de 1971, situada à Rua Melvin Jones, 389 – Jardim Atlântico – Município de Florianópolis SC.

A Escola leva este nome de ROSA TORRES DE MIRANDA em homenagem à educadora Rosa Torres de Miranda. A referida professora destacou-se pelo empenho ao magistério público, onde dedicara 30 anos de sua vida. O Estado de Santa Catarina, reconhecendo seu valor e dedicação à grande causa do magistério, num gesto de gratidão deu a esta escola o seu nome.



Foto:Professora Rosa Torres de Miranda

A filosofia da Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda tem como princípio a formação integral dos educandos, isto é, educação para a liberdade, para a autonomia, para solidariedade e para a busca permanente do conhecimento científico. Partindo do pressuposto, de que o ser humano é “efetivamente cidadão, quando pode usufruir dos bens materiais necessários para a sustentação da sua existência física, dos bens simbólicos necessários para sua existência subjetiva e dos bens políticos necessários que garanta sua existência social.”

 (Delia Lagni – Or.  Educacional)



A família Rosa

A Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda promoveu no dia 19 de maio de 2012, a III Festa da família Rosa Torres”, comemorando o 62º aniversário de fundação. A Escola fundada em 1950 leva o nome da Professora Rosa Torres de Miranda, como homenagem pelos trinta anos de trabalho, educando crianças com muito amor, nas escolas estaduais de Santa Catarina.

 Este ano, mais uma vez, Rosa Torres de Miranda foi lembrada, com a concentração de alunos e seus familiares participando do evento através de oficinas, amostra de trabalhos, ação social, brincadeiras, danças, lanche partilhado, entre outras atividades.

Como o tema gerador do ano em curso é: “Comprometimento com a vida”, a maioria dos alunos estão empenhados ao estudo sobre esta temática que envolve a vida em família, a vida do planeta e escolar. Em tempo onde tudo é banalizado, se faz necessário resgatar o sentido da vida humana e planetária. Valorizar a vida é uma questão de educação e reeducação. Paremos um pouco e tentemos imaginar como seria maravilhoso viver em um mundo sem violência, sem preconceitos, sem grades, sem drogas, sem assaltos... Imaginemos um mundo cheio de paz, de amor e de felicidade... Hoje, o mundo precisa de gente capaz de torna-lo mais humano e isto depende de cada um(a) de nós. A grande família, quem a forma, somos todos nós. A nossa casa é o planeta, e nosso Pai é um só. Portanto somos todos irmãos e irmãs de uma mesma família humana. Família que agrega todos os credos, etnias e condições sociais. Que maravilha uma família assim, onde todos possam se solidarizar de forma incondicional, porque nela não há necessitados, nem pobreza e muito menos discriminação!!! Que maravilha uma família assim! Um paraíso possível!!
(Delia T. Lagni – Or. Educ.)