quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Minha Pátria, meu coração





Minha Pátria

é meu coração,

é teu coração.

É minha vida, nossa vida meu tudo, nosso tudo.

É o ar que respiramos,

o chão por onde andamos,

o leito em que deitamos...

Nossa Pátria é o solo que cultivamos,

o celeiro que guardamos,

a fome que matamos...

Pátria é nosso berço de encantos mil,

chamado Brasil, da cor de anil,

o céu que foi roubado,

a riqueza confiscada,

a vida comercializada...

Pátria minha, nossa pátria não é florão,

nem ostenta Lábaro não.

Com muita dor no coração digo:

a minha pátria, hoje é desolação...

sem proteção, é devastação... poluição...

do ser humano sem coração...
Nossa pátria é terra, é céu, é ar, é mar...

é vida sedenta de amor,

de risonhos campos repletos de flores,

de amores pelo Brasil...

de bosques com vida a jorrar, a esbanjar,

de crianças a sorrir, a cantar sob o azul do céu, sem véu

por ver a esperança e um futuro a por vir... a brilhar e

poder cantar: Viva o meu Brasil, cheios de encantos mil...




(Me clique, eu pulso)

sábado, 13 de agosto de 2011


Prece do Estudante - (11 de agosto, dia do Estudante)

Senhor, meu Deus e Pai, o Senhor me abençoou com uma inteligência maravilhosa dando-­me a capacidade de aprender tudo aquilo que é para o meu bem e da humanidade.
Por isso eu venho te pedir sabedoria e abençoa a minha mente para que eu possa não só aprender teorias, mas saber amar a todos e colocar meu conhecimento a serviço do Teu Reino ou do mundo. Ajuda-me a ser bom, fazendo com que a sociedade possa construir a paz e cesse a violência que tanto fere a humanidade.
Senhor, que eu possa superar os meus limites com a Tua benção sobre a minha vida e que eu possa completar com a Tua ajuda este período da minha vida de estudante, abençoa minha família, os meus professores para que sejam verdadeiros instrumentos de sabedoria para minha vida. Em nome de Jesus, meu grande amigo, Amém.
(Veja o Vídeo: "Caderno" de Toquinho - elaborado pela Orientadora Educacional - Delia Lagni)

sábado, 6 de agosto de 2011




EEB Rosa Torres de Miranda

Um pequeno vídeo elaborado pela Delia - Orientadora Educacional e pedagógica da Escola Rosa Torres mostra um puco da vida da escola. Em síntese, a história da Escola de Educação Básica "Rosa Torres de Miranda" teve início em 1950, quando a Escola se chamava Escola Reunida Professora Rosa Torres de Miranda. Funcionava na Rua Reta de Barreiros, Distrito do Estreito, que atualmente é chamada de Rua Max Schrann. A Escola estava localizada em frente do atual Supermercado "Comper". Devido à precariedade física e do crescimento do número de alunos, a Escola foi transferida para a Rua Ernesto Vieira, próxima a Escola de Aprendizes Marinheiros. Em 1971, ficando pronta a construção do novo prédio no qual a Escola funciona hoje. Ao longo de seus 61 anos de história, a EEB Rosa Torres de Miranda foi importante na vida de muita gente, formando pessoas que obtiveram êxito pessoal e profissional, provando que, apesar das dificuldades, é possível uma educação pública de qualidade. Se você deseja conhecer a história da escola, veja o vídeo e tenha um excelente dia! (Ligue o som).





quarta-feira, 13 de julho de 2011










Descobrindo qualidades


Em oposição à cultura do Bullyng, as turmas do 3º e 5º anos, da EEB Rosa Torres estão percorrendo o caminho das qualidades. Como pequenos escanfrandistas garimpeiam viajando pelo seu mundo interior. E, como pescadores e pérolas preciosas, descobrem suas qualidades pessoais e partilham com os colegas, as maravilhas que tem no coração. Aliás, o Profeta Isaías já escrevia no seu tempo, que, o bom Deus mantém uma relação de amor para com cada ser humano, dizendo: `"És precioso(a) a meus olhos, te amo com amor infinito. Mesmo que a mãe possa esquecer do filho, Eu jamais esqiuecerei..."! "Eu te aprecio"!És meu, és minha...

Para trabalhar as qualidades foi desenvolvido uma dinâmica: a árvore das qualidades, onde cada aluno e aluna escreveu no miolo de uma flor, o próprio nome e, em cada pétala, uma qualidade que possui. Em seguida partilhada(s) com a turma colando-a ná árvore e socializada na escola. Assim, a urma pode construir a amizade, resgatando os valores que cada um tem e, ao mesmo tempo ir valorizando o outro, também naquilo que é essencial e invisível aos olhos, porque desde o momento em que se passa conhecer melhor o outros, cada um(a) se torna responsável pela rosa que descobriu e pode caminhar abraçado(a) como grandes amigos, porque amigo é coisa para ser guarada no peito... O cultivo da amizade é fundamental!



" A plantinha da amizade sendo sempre regada, jamais morrerá".
Trabalhando Bullyng






Os alunos de 3º e 5º Ano, da E.E.B. Rosa Torres de Miranda, estão estudando o assunto “Bullyng”. A Orientadora Educacional da Escola (Delia) vem realizando este trabalho em conjunto com as professoras das turmas. O assunto está incluído no Projeto Pedagógico da Escola para ser trabalhado durante o ano todo, mas algumas turmas decidiram aprofundar o assunto através de pesquisas, dinâmicas e de ações concretas na própria escola. Para aquecer o trabalho, cada turma decidiu criar uma caixa que servisse de urna durante o estudo. O 5º ano denominou a caixa de: bullyng: Denuncie, Nesta caixa, os alunos colocam nela todas as suas dúvidas e as ações de bullyng praticados na escola e fora dela. O 3º ano criou a caixa da amizade. Primeiramente os alunos responderam algumas questões sobre o conceito que tinham sobre Bullyng, como acontece, onde acontece e por que acontece? Foram construídos gráficos de barra e expostos para que os alunos pudessem observar o resultado do próprio trabalho e socializado na escola. Os alunos estão empolgados em discutir o assunto e poder fazer algo contra a prática Bullyng. Acredita-se que assim podemos estár contribuíndo na formação de cidadãos conscientes, de que vale apenas construir uma sociedade mais solidária e humanizada.

"O melhor amigo é aquele que nos faz melhores do que somos"!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Principais formas do BULLYNG


As principais formas do Bullyng são:
FÍSICO - bater, chutar, beliscar, empurrar, socar, arrastar, torcer os membros, entre outras formas.
MORAL e VERBAL - difamar, caluniar, discriminar, apelidar, xingar, insultar, falar mal, menosprezar....
PSICOLÒGICO – consiste na ação de: intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, excluir, amedrontar, aterrorizar, dominar, tiranizar, chantagear e manipular;

SEXUAL - abusar, assediar, insinuar, induzir, manipular, inferiorizar, entre tantas outras formas;
MATERIAL - furtar, roubar, destroçar, estragar pertences, destruir, esconder...
VIRTUAL ou CYBERBULLYNG - significa praticar bullyng sob forma virtual. Através deste pode ocorrer diferentes formas de bullyng, ameaças, xingamento ofensas também através da escrita e imagem. Se você conhece alguem que pratica estes tipos de bullyng, então comece a lutar para que seja dominuída a prática. Podes crer que, com sua ação de ajudar no combate poderá estar ajudando a vida futura de todos. Agora se você é um/a que pratica bullyng, então está na hora de parar, pensar para refletir de forma profunda e decidir que tipo de humanidade você deseja ter para seu filho/a ou para seu futuro. Pense nisso!!! No próximo passo você vai saber sobre a dinâmica do bullyng. Aguarde!

BULLYNG

BULLYNG é um termo Inglês sem tradução literal em portugês, mas é tão antigo quanto a humaanidade, mas que virou um assunto muito atual e de repercussão mundial devido ao aumento da sua frequência. Pode-se dizer que é uma paranóia porque é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Bullyng quer dizer valentão, tirano, brigão. o significado Bullyng, compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, contra pessoas específicas, sem motivação aparente, mas sempre numa relação desigual de poder, causando dor e angústia.Diariamente se escuta falar sobre Bullyng na mídia e, ele acontece em qualquer lugar, porém na escola é um dos locais que mais acontece por concentrar grande número de crianças e adolescentes, onde alguns são autores e outros vítimas. Como a escola é um microuniverso que capta o modo de pensar da comunidade que a rodeia, precisa distinguir seu verdadeiro papel e missão diante desta população. Para amenizar a prática do Bullyng, a E.E.B. Rosa Torres de Miranda vem trabalhando, tentando mobilizar a conscoentização de que, praticar Bullyng não leva a lugar nenhum, só causa prejuízo na vida. Próximo passo: tipos de Bullyng. Aguardem.



Educar é mais do que ensinar a ver o mundo de um modo. É possibilitar e desejar que se veja de muitas formas. Hoje mais do que nunca a educação é necessária para a vida. Por isso é muito importante que, pais e educadores devem APROXIMAR-SE do educando para que ele compreenda o quanto você se importa com ele; OUVIR é a melhor maneira de formar pessoas seguras e felizes; VALORIZAR o melhor de cada um é essencial para o crescimento; ACREDITAR para melhorar a imagem que a criança tem de si mesma. A emoção e o humor são grandes instrumentos pedagógicos e ajudam o educando a construir os próprios conceitos. Em fim, EDUCAR é fazer sonhar!!

Um pouco de História

Orientação é uma palavra latina "oriens", "orientis" - significa orientar, orientar-se, projetar-se para uma direção. O Orientador é aquele que orienta e acompanha o indivíduo para a vida. A ação orientadora possibilita o orientando a autodescoberta, de suas aptidões. Humanamente falando, a orientação educacional, em sentido amplo é tão antiga quanto á humanidade. No sentido específico, ou seja, na vida escolar, historicamente e oficialmente constituído é recente.
Na história, com o desenvolvimento Industrial surgiram as mais diversas profissões. A orientação profissional surgiu no século XX - nos Estados Unidos, como processo de avaliações das aptidões físicas e intelectuais. No Brasil, oficialmente em 1942, porém em São Paulo, no Liceu das Artes e Ofícios, a Orientação Profissional - criada pelo engenheiro Suíço Roberto Mange, com o objetivo de selecionar o profissional de acordo com seu perfil ou aptidão. Assim o Serviço passou por diferentes períodos: Período implementador (1920 - 1941); período Institucional (1942 - 1960); período transformador (1961 - 1970); período disciplinador (1971 - 1980); período questionador (1980 e orientador em 1990. Na virada de Século virou também a concepção. É triste, mas é verdade, a maioria dos Estados brasileiros passou a relegar o trabalho de Orientação educacional nas escolas. Pode-se dizer que atualmente, nunca foi tão emergente esta função, que está sendo banida da educação. Em um mundo emerso em tanta violência, inversões de valores, desvalorização do ser humano, há necessidade de que alguém medeie, escute, dialogue, promova a reflexão sobre o sentido da vida, ofereça um ombro amigo, que seja irmão, irmã, amigo de coração... Este também está sendo excluído.



Oração do Orientador Educacional

Fazei Senhor, com que eu esteja sempre disponível a colaborar com a construção de uma nova educação; que eu tenha ouvidos para ouvir todos os que me procuram: cada pai, cada mãe, cada aluno, cada professor, cada funcionário; que eu desenvolva a capacidade de somar experiências e dividir conhecimentos, contribuindo para a construção de uma Escola mais humana; e que eu cale no momento adequado, treinando a minha habilidade de saber ouvir; que eu mantenha um sorriso nos lábios e ofereça a todos que me procurarem dando-lhes o aconchego da alma; só assim, Senhor conseguirei ser um(a) profissional eficiente e colaborador(a) para com a minha comunidade e a educação na qual acredito. Amém!
PLANOS


“Se fizer planos para um ano. plante uma semente;
se fizer planos para dez anos, plante uma árvore;
se fizer planos para cem anos, dê educação ao povo".

(Kuang Chung)