quinta-feira, 30 de junho de 2011

Principais formas do BULLYNG


As principais formas do Bullyng são:
FÍSICO - bater, chutar, beliscar, empurrar, socar, arrastar, torcer os membros, entre outras formas.
MORAL e VERBAL - difamar, caluniar, discriminar, apelidar, xingar, insultar, falar mal, menosprezar....
PSICOLÒGICO – consiste na ação de: intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, excluir, amedrontar, aterrorizar, dominar, tiranizar, chantagear e manipular;

SEXUAL - abusar, assediar, insinuar, induzir, manipular, inferiorizar, entre tantas outras formas;
MATERIAL - furtar, roubar, destroçar, estragar pertences, destruir, esconder...
VIRTUAL ou CYBERBULLYNG - significa praticar bullyng sob forma virtual. Através deste pode ocorrer diferentes formas de bullyng, ameaças, xingamento ofensas também através da escrita e imagem. Se você conhece alguem que pratica estes tipos de bullyng, então comece a lutar para que seja dominuída a prática. Podes crer que, com sua ação de ajudar no combate poderá estar ajudando a vida futura de todos. Agora se você é um/a que pratica bullyng, então está na hora de parar, pensar para refletir de forma profunda e decidir que tipo de humanidade você deseja ter para seu filho/a ou para seu futuro. Pense nisso!!! No próximo passo você vai saber sobre a dinâmica do bullyng. Aguarde!

BULLYNG

BULLYNG é um termo Inglês sem tradução literal em portugês, mas é tão antigo quanto a humaanidade, mas que virou um assunto muito atual e de repercussão mundial devido ao aumento da sua frequência. Pode-se dizer que é uma paranóia porque é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Bullyng quer dizer valentão, tirano, brigão. o significado Bullyng, compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, contra pessoas específicas, sem motivação aparente, mas sempre numa relação desigual de poder, causando dor e angústia.Diariamente se escuta falar sobre Bullyng na mídia e, ele acontece em qualquer lugar, porém na escola é um dos locais que mais acontece por concentrar grande número de crianças e adolescentes, onde alguns são autores e outros vítimas. Como a escola é um microuniverso que capta o modo de pensar da comunidade que a rodeia, precisa distinguir seu verdadeiro papel e missão diante desta população. Para amenizar a prática do Bullyng, a E.E.B. Rosa Torres de Miranda vem trabalhando, tentando mobilizar a conscoentização de que, praticar Bullyng não leva a lugar nenhum, só causa prejuízo na vida. Próximo passo: tipos de Bullyng. Aguardem.



Educar é mais do que ensinar a ver o mundo de um modo. É possibilitar e desejar que se veja de muitas formas. Hoje mais do que nunca a educação é necessária para a vida. Por isso é muito importante que, pais e educadores devem APROXIMAR-SE do educando para que ele compreenda o quanto você se importa com ele; OUVIR é a melhor maneira de formar pessoas seguras e felizes; VALORIZAR o melhor de cada um é essencial para o crescimento; ACREDITAR para melhorar a imagem que a criança tem de si mesma. A emoção e o humor são grandes instrumentos pedagógicos e ajudam o educando a construir os próprios conceitos. Em fim, EDUCAR é fazer sonhar!!

Um pouco de História

Orientação é uma palavra latina "oriens", "orientis" - significa orientar, orientar-se, projetar-se para uma direção. O Orientador é aquele que orienta e acompanha o indivíduo para a vida. A ação orientadora possibilita o orientando a autodescoberta, de suas aptidões. Humanamente falando, a orientação educacional, em sentido amplo é tão antiga quanto á humanidade. No sentido específico, ou seja, na vida escolar, historicamente e oficialmente constituído é recente.
Na história, com o desenvolvimento Industrial surgiram as mais diversas profissões. A orientação profissional surgiu no século XX - nos Estados Unidos, como processo de avaliações das aptidões físicas e intelectuais. No Brasil, oficialmente em 1942, porém em São Paulo, no Liceu das Artes e Ofícios, a Orientação Profissional - criada pelo engenheiro Suíço Roberto Mange, com o objetivo de selecionar o profissional de acordo com seu perfil ou aptidão. Assim o Serviço passou por diferentes períodos: Período implementador (1920 - 1941); período Institucional (1942 - 1960); período transformador (1961 - 1970); período disciplinador (1971 - 1980); período questionador (1980 e orientador em 1990. Na virada de Século virou também a concepção. É triste, mas é verdade, a maioria dos Estados brasileiros passou a relegar o trabalho de Orientação educacional nas escolas. Pode-se dizer que atualmente, nunca foi tão emergente esta função, que está sendo banida da educação. Em um mundo emerso em tanta violência, inversões de valores, desvalorização do ser humano, há necessidade de que alguém medeie, escute, dialogue, promova a reflexão sobre o sentido da vida, ofereça um ombro amigo, que seja irmão, irmã, amigo de coração... Este também está sendo excluído.



Oração do Orientador Educacional

Fazei Senhor, com que eu esteja sempre disponível a colaborar com a construção de uma nova educação; que eu tenha ouvidos para ouvir todos os que me procuram: cada pai, cada mãe, cada aluno, cada professor, cada funcionário; que eu desenvolva a capacidade de somar experiências e dividir conhecimentos, contribuindo para a construção de uma Escola mais humana; e que eu cale no momento adequado, treinando a minha habilidade de saber ouvir; que eu mantenha um sorriso nos lábios e ofereça a todos que me procurarem dando-lhes o aconchego da alma; só assim, Senhor conseguirei ser um(a) profissional eficiente e colaborador(a) para com a minha comunidade e a educação na qual acredito. Amém!
PLANOS


“Se fizer planos para um ano. plante uma semente;
se fizer planos para dez anos, plante uma árvore;
se fizer planos para cem anos, dê educação ao povo".

(Kuang Chung)