DEZ FATORES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
PARA TODOS NO
SÉCULO XXI
1.
Foco
na relevância pessoal e social. O fator de uma
educação de qualidade para todos consiste em focar a relevância pessoal e
social. Deve ser relevante, eficaz e eficiente, porém poucas pessoas irão se emocionar com esta tripla
convocação a ponto de mobilizar-se em direção à qualidade da educação para
todos.
2.
A
convicção, a estima e a autoestima dos envolvidos.
A qualidade da educação é uma tensão criativa entre: a convicção, a estima e a autoestima das sociedades, dos
dirigentes políticos das administrações sobre o valor da educação. A falta
de convicção quanto ao impacto que a educação pode ter e a tendência a culpar a
escola e os profissionais da educação por todos os males deste mundo constituem
dois problemas relativamente novos cenários educacionais.
3.
A
força ética e profissional dos mestres e professores.
A dinâmica entre docentes e a sociedade é a força ética
e profissional. O círculo virtuoso na relação entre os docentes e a sociedade é
a configuração de valores dos docentes e sua competência para escolher
estratégias mais adequadas nos momentos oportunos.
4.
A
capacidade de condução de diretores e inspetores.
a) ordem subjetiva como valor que se atribui à função formativa dos estabelecimentos
educacionais; b) capacidade da Direção, para construir sentido para o
estabelecimento, em seu conjunto e para cada um dos componentes que o integram;
c) capacidade para construir eficácia com parceria de todos.
5.
O
trabalho em equipe dentro da escola e dos sistemas educacionais. A educação de qualidade se constroem juntos. Que
este trabalho conjunto seja promovido melhor e com maior intensidade. Isto acontece
quando o próprio sistema educacional participa do trabalho com compromisso.
6.
As
alianças entre as escolas e os demais agentes educacionais. A
construção da qualidade educacional acontece quando cada ator (componente)
consegue compreender a situação dos demais, consegue ver o invisível e, além
disso, consegue oferecer algo aos demais, no espaço de valores compartilhado ou
compartilhável.
7.
O
currículo em todos os seus níveis. Os elementos disciplinares
básicos relacionam-se com cada uma das disciplinas. Uma educação tem qualidade
quando cada disciplina tem um foco claro e relevante. O foco concentra-se em
cultivar a dignidade e a solidariedade. Alguns elementos cotidianos básicos são
de fundamental importância: a) ler um livro completo por semana ajudará muito
mais na compreensão de modo geral; b) realizar uma pesquisa, processá-la e
interpretá-la; c) estudar um tema social emergente por mês; d) utilizar uma
tecnologia moderna em um projeto real; e) assistir a um espetáculo audiovisual,
de acordo com a disponibilidade, ou ir uma vez por mês ao cinema e discutir o filme
para entender os ícones; f) participar juntos a uma festa popular.... g)
realizar uma atividade solidária e avalia-la; h) identificar e resolver em
conjunto um problema próprio....
8.
A
quantidade, a qualidade e a disponibilidade de matérias. Não
há qualidade educacional sem um retorno rico em materiais que possam ser
utilizados como matéria de aprendizagem, mas isso pode não garantir a qualidade,
se o docente não utilizar de forma dinâmica e eticamente
comprometida.
9.
A
pluralidade e a qualidade da didática. A qualidade da educação
é mais bem construída quando as pessoas que produzem as didáticas estão mais
perto daquelas que as utilizam. Isto permite que sejam mais adequadas. Também
se constrói melhor quando se aceita que diversos caminhos podem conduzir à
aprendizagem com significado e desenvolvida em condições de bem-estar –
exatamente porque as crianças e os jovens são diferentes, e também são
diferentes os professores e os contextos. As didáticas podem ser ativas,
inovadoras, ou tradicionais e menos ativa, porém ambas servem quando os
docentes acreditam nelas, e quando consistentes com as sociedades e com as
práticas familiares locais.
10. Condições materiais e incentivos
socioeconômicos e culturais mínimos. As condições materiais
e salários são de suma importância para o desenvolvimento da boa qualidade
educacional, mas mesmo assim, a pesquisa revela que isso não garante que os
professores conseguem a melhor educação. O que necessita é também os incentivos
ao desenvolvimento dos contextos, dos professores, e das populações escolares.
Estes aspectos devem ser considerados uma condição indispensável no processo
educativo.
(Baseado no texto de Cecilia Braslavsky)
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